Na segunda-feira, dia 11 de janeiro, tomou posse, de forma virtual, a nova diretoria da Associação dos Auditores de Controle Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, tendo a Auditora Estadual de Controle Externo Fabiana Félix Ferreira como presidente e o auditor Fernando Insaurralde, como vice-presidente da Audtce/MS. Além das cadeiras de presidente e vice, tomaram posse no conselho fiscal, Sandelmo Albuquerque, Daniela Caramalac e Patrícia Mattos Duarte.
A presidente empossada agradeceu a Auditora Kasla por sua excelente gestão e também aos Auditores que compõem o Conselho Fiscal e a Diretoria atual. Em seu discurso, Fabiana Félix Ferreira solicitou aos Auditores de Controle Externo do TCE/MS que assistam à solenidade de posse da nova diretoria da ANTC e conheçam as 8 metas de transformação dos TC para que saibam quais foram as conquistas e quais são os desafios que teremos na construção de nossa carreira.
Também pontuou a importância de conhecer e aplicar as normas de Auditoria diuturnamente no intuito de buscar o aperfeiçoamento profissional. “Pois essa evolução é encarregada de levar o coletivo da carreira ao nível de excelência, que todos almejamos. Essa excelência de resultado do trabalho é o que reflete de maneira direta na sociedade. (...) Trabalhem para serem os melhores Auditores de Controle Externo do Brasil”, pontuou Fabiana. Ao final, reforçou seu compromisso na defesa e na persecução dos princípios e objetivos estatutários da Audtce/MS.
Participando da solenidade, a vice-presidente da ANTC (Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil), Thaisse Craveiro (TCE/CE), lembrou que é preciso haver comunhão de esforços para o alcance dos objetivos coletivos que unem os auditores de controle externo e de que o ônus da luta é individual, mas o bônus é sempre coletivo. Já o vice-presidente regional Sul e Sudeste da ANTC, Fernando Morini (TCM/SP), ponderou que as Associações de Auditores de Controle Externo precisam interagir o máximo possível em termos de discussão e produção de conhecimento.
Já auditora fiscal do Estado, Gigliola Decarli, que prestigiou o evento online, lembrou que o momento exige luta do funcionalismo pela valorização e reconhecimento da importância do serviço público para a sociedade e para a garantia do bem comum. Mencionou uma das iniciativas já em curso que é a criação do Fórum de Carreiras Típicas de Estado de Mato Grosso do Sul que tem entre seus integrantes membros da Audtce/MS.
A atual presidente da Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE/MS, Kasla Garcia Gomes, recordou que os auditores de controle externo vivenciaram uma situação de invisibilidade histórica e que a transformação desta realidade se dará com a contribuição e participação de todos. “A grandeza da nossa carreira será do tamanho que nós quisermos e que nós fizemos dela”, enfatizou.