Em Conacon, ANTC propõe a criação de disciplina de fundamentos do controle externo em universidades

Na semana de 5 a 8 de dezembro aconteceu de forma virtual o 4º Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (Conacon) e II Seminário Internacional da Associação da Auditoria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (Aud-TCU) e da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR). A programação teve como foco as discussões acerca de estratégias de combate à corrupção e aprimoramento da transparência nas instituições públicas.

Ao todo, foram sete painéis e uma conferência online que reuniram convidados de renome nacional e internacional com transmissão pelos canais da ANTC e ANPR no YouTube. O painel de encerramento teve como tema “Processo de controle externo brasileiro: da formação ao combate à corrupção” e contou com a participação da presidente da Audtce/MS e diretora jurídica da ANTC, Kasla Garcia Gomes. Em sua fala, Kasla ressaltou a importância de aproximar o controle externo da academia com vistas na participação e na qualificação da sociedade. Enfatizou a proposta defendida pela ANTC de que as universidades brasileiras passem a oferecer a disciplina de Fundamentos do Processo de Controle Externo. “Precisamos colocar o cidadão no centro da aproximação da academia e do controle externo, pois o povo é o titular do poder”, mencionou

Kasla recebeu de painelista convidado, o advogado e Membro Honorário Vitalício do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, singela homenagem, ao mencionar a emoção da presidente da Audtce/MS em sua fala. A frase que eu gostaria de dedicar a todos e, principalmente a emoção de Kasla, é de Osho que diz o seguinte: “Opte por aquilo que faz seu coração vibrar. Apesar de todas as consequências”, citou Brito, lembrando que o compromisso de todos que integram o Controle Externo é com os interesses da coletividade. "Nossa opção é pela democracia. A opção pela pessoa humana, a opção que compreende que o Estado é propriedade pública e não privada. É isso que faz o nosso coração vibrar”, finaliza.

Os convidados do encerramento foram a diretora jurídica da ANTC, presidente da Audtce/MS e professora de direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e mestre em direito administrativo, Kasla Garcia, o professor titular da Faculdade de Direito da USP e doutor em direito Heleno Taveira Torres, o diretor da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, representante do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e doutor em direito, Carlos Alberto Bolonha, o advogado e membro honorário vitalício do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Cezar Britto, e a professora de direito internacional da UFU/MG e doutora em direito internacional Tatiana Cardoso Squeff. O encontro foi mediado pela Procuradora do MPC-SP e Professora da FGV-SP, Élida Graziane Pinto.

Fonte: Com informações da ANTC

Imprimir   Email